Como Tomar o Depaxan? Qual a Dose Certa?

Para que seu tratamento com o Depaxan seja eficaz, é preciso saber como tomar o medicamento e qual é a dose certa para você. 

Para isto, procure sempre seu médico e converse com ele para obter a dosagem correta para você.

Isto porque em todos os casos de remédios antidepressivos, a dosagem a ser usada deve ser avaliada e ajustada com o tempo para se chegar a quantidade correta. E isto, somente com a observação de um especialista, é possível obter.

Geralmente, os médicos precisam de duas até três semanas após o inicio do tratamento com o Depaxan para fazer estes ajustes na dosagem.

Além disto, os pacientes devem ser tratados por um período suficiente para que os sintomas possam ser tratados. Não adianta tratar um mês e pronto. É comum que este tratamento seja feito e acompanhado ao longo de vários meses, como por exemplo, no caso de depressão. Ele pode ser mais longo para casos mais graves e complicados, como o transtorno do pânico.

Pelo explicado até agora, justifica-se o fato de os médicos não encerrarem o tratamento rapidamente. O processo para deixar de usar o medicamento é feito de forma gradativa, reduzindo aos poucos a dosagem até chegar à zero. (veja mais sobre isto no artigo "Depaxan Efeitos Colaterais".).

Como Tomar o Depaxan e Qual a Dose Certa em Cada Caso


Cada sintoma tem a sua dosagem e forma de utilização do Depaxan. 

Por isto é tão importante o diagnóstico pelo médico especialista.

Abaixo você verá para cada sintoma específico como utilizar e tomar o Depaxan, bem como a dosagem relacionada. 

Depressão

A dose recomendada é de 20 mg ao dia. Para alguns pacientes, pode ser necessário aumentar a dosagem. Isso deve ser feito gradativamente, com acréscimos de 10 mg até atingir a dose máxima de 50 mg, de acordo com a resposta do paciente.

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
A dose recomendada é de 40 mg ao dia. O tratamento deve ser iniciado com 20 mg ao dia, aumentando-se semanalmente a dose com acréscimos de 10 mg. Alguns pacientes se beneficiam do aumento da dosagem até o máximo de 60 mg/dia.

Transtorno do pânico
A dose recomendada é de 40 mg ao dia. O tratamento deve ser iniciado com 10 mg ao dia, aumentando-se semanalmente a dose, com acréscimos de 10 mg, de acordo com a resposta dos pacientes. Alguns se beneficiam do aumento da dosagem até o máximo de 50 mg/dia.
Recomenda-se uma dose inicial baixa, pois conforme é geralmente reconhecido, existe um potencial de piora da sintomatologia do pânico no início do tratamento.

Fobia social/transtorno de ansiedade social
A dose recomendada é de 20 mg ao dia. Os pacientes que não responderem a essa posologia podem beneficiar-se de aumentos de 10 mg, conforme necessário, até o máximo de 50 mg/dia. As alterações de dosagem devem ocorrer em intervalos de pelo menos uma semana.

Transtorno de ansiedade generalizada
A dose recomendada é de 20 mg ao dia. Alguns pacientes não respondem a essa posologia e podem beneficiar-se de aumentos de 10 mg, conforme necessário, até a dose máxima de 50 mg/dia, de acordo com sua resposta.

Transtorno de estresse pós-traumático
A dose recomendada é de 20 mg ao dia. Alguns pacientes não respondem a essa posologia e podem beneficiar-se de aumentos de 10 mg, conforme necessário, até o máximo de 50 mg/dia, de acordo com sua resposta.

Como Para de Tomar o Depaxan

Depaxan Posologia - Como Tomar Depaxan
Nunca pare de tomar o Depaxan de um dia para o outro. Fazendo isto, você estará expondo sua saúde à alguns efeitos colaterais indesejáveis.

Se o seu tratamento for terminar, procure seu médico para saber como diminuir aos poucos a dosagem até parar totalmente de tomar o medicamento.

Em estudos recentes, sugere-se a redução de 10 mg  na dose diária a cada semana, até atingir a dosagem de 20 mg (para pacientes que tomam doses maiores). Ao atingir esta dosagem, é preciso manter por pelo menos uma semana.

Se com esta redução surgirem reações intoleráveis, recomenda-se voltar à dosagem original e ver com seu médico uma redução ainda mais lenta, mais gradual e que seja melhor para você.

Você deve se lembrar mais duas coisas:


  • este medicamento é somente para adultos;
  • este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado de forma alguma.

Para mais informações, consulte a bula do Depaxan.
Próximo
« Artigo
Anterior
Próximo »
Este blog é meramente informativo. Ele não substitui de nenhuma forma a orientação de um especialista. Portanto, antes de usar ou deixar de usar este medicamento, procure seu médico.