Depaxan Engorda?

Uma preocupação da maior parte dos pacientes que têm depressão (70% são mulheres) e que usam o Depaxan é se seu peso aumentará com o uso deste medicamento.

Esta preocupação faz com que 30% dos pacientes abandonem o tratamento da depressão por culparem o Depaxan pelo aumento de peso.

Você pode conferir estes dados e outros mais no blog do Dr. Joel Rennó (http://vida-estilo.estadao.com.br/blogs/joel-renno/antidepressivo-engorda-2/).

Este artigo vai esclarecer suas dúvidas de forma bem simples e fácil em relação ao ganho de peso ao usar o Depaxan para tratar a depressão.

O Que Dizem os Especialistas


Segundo o Dr. Joel Rennó, relacionar o ganho de peso ao uso do medicamento para tratar a depressão é algo complexo.

Em alguns casos, clinicamente, é possível sim observar ganho de peso. Em outros, acontece justamente ao contrário: a pessoa perde peso.

Seja em qualquer dos dois casos, o primeiro ponto que os médicos observam é que a depressão é uma doença que pode levar à alterações de peso por ela própria alterar o apetite (em muitos casos, diminui-se) e alterar a disposição para fazer exercícios físicos, pelo fato de o paciente sentir uma fadiga maior do que o normal.

Logo, estas duas características da depressão já podem alterar o peso, geralmente levando ao emagrecimento, especialmente no início do tratamento.

Agora, com a continuidade do uso do Depaxan no tratamento da depressão, há entre os especialistas o consenso de que há um aumento de peso sim.

Mas é verificado que este aumento de peso se dá pela melhora do paciente e não apenas do uso do Depaxan.

A depressão inibe o apetite. Então, a pessoa perde peso por conta disto.

À medida que o paciente melhora, ele volta a ter vontade de comer. E, ao se alimentar melhor, e ganha peso. 

Por isto,  é preciso ter muito cuidado ao dizer simplesmente que o Depaxan engorda. É preciso analisar todos os efeitos e aspectos do tratamento para verificar este fato. Por isto, a continuidade do tratamento com Depaxan com o acompanhamento do médico é tão importante.

O Que Concluiu a Pesquisa Feita na Alemanha


No blog da Dra. Sandra Bergesch (http://drasandrabergesch.com.br/blog/leptina/#more-5246), há o resultado de uma pesquisa feita por cientistas na Alemanha com diversos antidepressivos.

Entre eles, estava o Depaxan.

Segundo o que ela relatou em seu blog: "..., nos pacientes que fizeram tratamento com paroxetina ( nomes comerciais:Arotin, Paroxiliv, Paxtrat, Moratus, Pondera, Pondix, Depaxan, Roxetin, Deeplin, Cebrilin, Paxil Cr, Zyparox, Benepax, Parox, Aropax) e venlafaxina ( nomes comerciais: Efexor Xr, Alenthus Xr, Venlift Od, Venforin, Venlaxin, Novidat) não foi constatado aumento nos níveis plasmáticos da leptina nem foi encontrado alteração no peso corporal nestes indivíduos.".

Então, o Depaxan Engorda?


Depaxan Engorda? Depaxan Emagrece?
Antidepressivos podem aumentar o peso sim, especialmente em pacientes com depressão, bipolares, esquizofrênicos, entre outros. Isto ocorre porque este grupo, devido ao medicamento, tem uma predisposição entre 2 a 5 vezes maior do que uma pessoa que não usa antidepressivos.

Mas, mesmo com esta predisposição, os médicos têm observado que o aumento de peso se dá ao longo do tratamento porque o paciente vai melhorando e saindo da depressão.

E com isto, ele volta a ter vontade de comer. E isto faz com que o paciente ganhe peso.

Então, dizer simplesmente que o Depaxan engorda pode ser um erro. 

E, nestes casos, o importante é ler a bula completa, consultar seu médico e nunca abandonar o tratamento apenas pelo fato de engordar. 

Lembre-se que o tratar os sintomas da depressão é mais importante. E se realmente for comprovado pelo seu médico que o Depaxan é o responsável pelo aumento de seu peso, converse com ele para ver outras medidas para continuar seu tratamento e controlar seu peso.

Próximo
« Artigo
Anterior
Próximo »
Este blog é meramente informativo. Ele não substitui de nenhuma forma a orientação de um especialista. Portanto, antes de usar ou deixar de usar este medicamento, procure seu médico.